- É rica em nutrientes, destacando- se as vitaminas A, C e E, magnésio, potássio, fósforo, polifenóis e fibras.
- Possui propriedades antioxidantes que ajudam o corpo a combater o estresse oxidativo causado pelos radicais livres e protegendo as células contra danos.
- Melhora do funcionamento intestinal: as fibras presentes nas mangas auxiliam na digestão, promovendo saúde intestinal e prevenindo problemas como constipação.
- Melhora na saúde da pele: devido à presença de carotenóides e antioxidantes, teremos efeitos positivos na produção de colágeno e proteção da ação de radicais livres.
- Prevenção de doenças cardiovasculares: a presença da vitamina C e A faz a diferença e ajudam na prevenção de doenças.
- Potencial anti-inflamatório: alguns compostos encontrados nas mangas possuem propriedades anti-inflamatórias.
- Fortalecimento do sistema imunológico por causa da sua riqueza de nutrientes.
- Combate a gastrite devido ao seu potencial antioxidante.
- Pode prevenir alguns tipos de câncer em função dos polifenóis que combatem o estresse oxidativo.
- Melhora na recuperação dos atletas, no pós-treino, podendo prover uma quantidade boa para reposição de carboidratos e fluidos (hidratação) após a atividade física.
Existem diversos tipos de manga, como a espada, pálmer e tommy. A nutricionista diz que todas elas são saudáveis e podem fazer bem ao organismo.
“Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, entre os tipos de manga mais famosos, a contagem de calorias varia, aproximadamente, de 52 a 75 kcal em 100 gramas da fruta, sendo a manga tommy atkins a com contagem menor”, explica a especialista.
“A manga ideal e a quantidade de consumo por dia irá depender do seu plano alimentar e seus objetivos discutidos com um nutricionista”, complementa.