Todo o uso de chá como auxílio no tratamento de saúde deve ser feito sob acompanhamento médico. Algumas propriedades do louro podem causar efeitos colaterais quando conjugado com medicações e é contraindicado para crianças, gestantes e lactantes. Consulte seu médico antes de adicionar o chá de louro em sua rotina.
Como fazer chá de louro
O chá de louro é feito por infusão: ou seja, a folha de louro fica em contato com a água fervendo fora do fogo. Use uma xícara de água fervente pra cada folha de louro e deixe reservado por 10 minutos. Coe, ou retire o louro, e depois consuma até 3 vezes ao dia.
Propriedades do chá de louro
“A folha de louro é muito rica em nutrientes como ferro, magnésio, vitamina B6, vitamina C e cálcio. Tem propriedades antioxidantes e antimicrobianas”, explicou a nutricionista Fernanda Mendes ao Receitas.
Essas propriedades presente no louro ajudam em casos de produção excessiva de muco nas vias respiratórias e amenizam dores na garganta por ser um anti-inflamatório natural.
No lado digestivo, o consumo do chá de louro é eficiente no combate à má digestão e azia, por estimular o organismo a produzir mais enzimas digestivas. Também auxilia no alívio dos gases.
O consumo do chá de louro ajuda também a moderar o açúcar no sangue através da produção de insulina e tem um efeito de relaxamento no organismo. Com isso, o chá é aliado no tratamento da diabetes tipo 2.
Por último, e não menos importante, o chá de louro tem propriedades calmantes que agem direto no sistema nervoso central e pode ser usado para casos de ansiedade e insônia.
O que preciso saber antes de consumir chá de louro
É mais comum vermos o louro como tempero aromático que acompanha principalmente leguminosas como feijão e lentilha. E, nesses casos — assim como no chá — é recomendado não consumir a folha in natura.
A folha de louro pode estar presente na hora da cocção ou infundido em água para o chá, mas deve ser retirado antes de consumo do alimento. O nosso organismo não consegue digerir a folha, que naturalmente tem um sabor amargo, e pode causar feridas internas.
“O consumo do louro em excesso pode causar sonolência, náusea, vômito, prisão de ventre e coceira. (…) Outra informação importante é que a folha do louro não deve ser ingerida pois há casos de perfuração intestinal após o consumo” avisa a nutricionista Fernanda Mendes.
O chá de louro não é recomentado para gestantes por ter propriedades abortivas.