O Receitas consultou a nutricionista e biomédica Camila Monteiro e a a dra. Iana Mizumakai de Araújo, nutricionista da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), para saber mais sobre o assunto. Confira:
Cerveja low carb, sem álcool e sem glúten são indicadas para quem está de dieta?
Vamos começar falando das diferenças entre essas bebidas:
- A cerveja low carb tem menos carboidratos e calorias do que a cerveja comum, mas tem ainda de 4% a 5% de álcool na composição.
- A cerveja zero tem cerca de metade das calorias da cerveja tradicional e costuma ser consumida por quem não pode ou não quer ingerir álcool, mas gosta do sabor da bebida.
- A cerveja sem glúten é indicada para quem tem intolerância, alergia ou sensibilidade ao glúten, que é uma das proteínas encontradas nos cereais. Esse tipo de cerveja costuma ter calorias e teor alcoólico semelhantes aos da cerveja tradicional.
Para quem está seguindo uma dieta de emagrecimento, alguma delas é mais indicada? “A cerveja zero é a melhor escolha para as pessoas que querem evitar ou diminuir o consumo de álcool. Já a low carb pode ter até 80% menos carboidratos do que uma cerveja tradicional. Além disso, possui menos calorias”, afirma a dra. Iana Mizumakai de Araújo.
Mas se a pessoa faz questão do álcool na bebida, é possível incluir as cervejas low carb e sem glúten na dieta e ainda emagrecer? A nutricionista Camila Monteiro responde:
Quando a gente quer emagrecimento, a gente tem que pensar no déficit calórico. Há aqueles pacientes que são apreciadores da cerveja, então, uma opção para essas pessoas é, sim, a low carb, porque além de ter menos carboidrato, ela também tem uma quantidade menor de calorias. Mas claro que não é liberada, tem que ser forma controlada.
Então, se você não abre mão de uma cervejinha no fim de semana, a low carb realmente pode ser uma boa opção, mas tem que ser em quantidade moderada.
A nutricionista, no entanto, explica que o consumo de álcool prejudica a recuperação após a atividade física e pode influenciar nos resultados de quem busca um corpo com menos gordura e mais massa muscular: “Dependendo do seu objetivo, em qual corpo que você quer chegar, sim, vai ter que cortar o álcool. Às vezes, a pessoa vê um corpo de alguém superdedicado, alguém que tenha suas restrições, e não quer fazer o que aquela pessoa faz, só quer chegar no resultado… E para ter um corpo desse mais seco, mais definido, enfim, não tem jeito, tem que cortar”.
Veja também: