Quando falamos de comida alemã, rapidamente pensamos em carne de porco, salsicha, pão, batata e repolho. Porém, a culinária alemã vai muito além! O país possui uma forte tradição cultural, seja na música, nas vestimentas, nas cervejas ou na própria alimentação.
Isso pode ser visto nos diversos eventos mundiais realizados com o objetivo de exaltar a cultura alemã, como a tradicional Oktoberfest no Brasil. Nessa grande festa que celebra a cultura e tradição germânica, é possível encontrar uma enorme variedade de cervejas alemãs, além de se deliciar com muitos dos pratos típicos, como o Eisbein e a Bratwurst (famosa salsicha alemã).
Quer saber quais são as principais receitas da culinária germânica? Confira a seguir os pratos mais irresistíveis, do fast food aos clássicos!
1) Eisbein: o joelho de porco alemão
A receita de Eisbein é considerada por muitos a comida alemã mais famosa. Trata-se do joelho de porco, um dos alimentos mais consumidos no país. Na Alemanha, a criação de porco sempre foi mais favorável do que de bois por uma questão geográfica. Por isso, os alemães possuem essa forte cultura de consumir carne suína de diferentes maneiras.
O Eisbein normalmente é o joelho de porco alemão assado, frito ou cozido e pode ser servido acompanhado de chucrute, purê de batata e saladas. O Joelho de Porco Hans tem um processo de defumação natural e cozimento lento. Ele pode ser preparado também na airfryer em apenas 20 minutos. Confira!
Veja também: Como fazer Joelho de Porco com Crosta de Gorgonzola?
2) Bratwurst é a famosa salsicha alemã
O Bratwurst é um dos pratos mais consumidos na Alemanha e faz um grande sucesso pelo mundo. Trata-se da tradicional salsicha alemã, que costuma ser feita com carne de porco, de boi e, às vezes, vitela. Nessa receita, a salsicha é servida com o chucrute – outro prato típico da Alemanha – e com o purê de batata – que também é muito consumido no país. A Salsicha Viena Hans é feita com carne suína, condimentos e especiarias. Ela possui um sabor super marcante e fica pronta em apenas 5 minutos. Confira como preparar:
3) Currywurst é a combinação de salsicha com alho e curry
Todo prato com a palavra “wurst” tem salsicha, pois esse é o nome desse alimento em alemão. No caso do Currywurst, uma típica comida alemã, temos salsicha com alho e molho curry. Trata-se de um embutido super temperado com especiarias marcantes e saborosas.
O Currywurst pode ser feito com alho, alecrim, páprica e, é claro, curry. Além disso, seu preparo leva molho inglês, molho barbecue e ketchup. Ele costuma ser servido acompanhado de batata-frita. A dica é apostar na Salsicha com Alho Hans, feita 100% de carne suína. Ela já conta com um temperinho de alho delicioso e a vantagem de ficar pronta em, no máximo, 5 minutos.
4) Flammkuchen é preparado como uma pizza
O Flammkuchen é uma versão de pizza alemã – apesar de não ser chamado de pizza. Sua massa é bem fininha e crocante, podendo contar com uma enorme variedade de recheios. Essa comida alemã conta com o sabor defumado do presunto e com a crocância da massa, que formam uma combinação super deliciosa. Para preparar em casa, o Presunto Alemão Hans é um ingrediente de referência. Ele é cozido e defumado naturalmente por 7h e marinado por 40h em zimbro e louro. Simplesmente irresistível!
5) Sauerkraut é o popular chucrute alemão
O Sauerkraut é o nome em alemão do famoso chucrute. Ele costuma ser usado para acompanhar vários pratos, como o Eisbein, e é feito a base de conserva de repolho fermentado. Além de dar um sabor mais marcante à comida alemã, também é conhecido por suas propriedades nutricionais. O chucrute é rico em vitamina C, ferro e probióticos, sendo um ótimo aliado para a saúde do intestino.
6) Weisswurst é a salsicha branca alemã
A salsicha alemã branca é um prato tradicional, que pode ser consumido com muitos acompanhamentos, até mesmo em um ensopado de batatas, alho poró, cenoura, alecrim, tomilho, coentro e carne vermelha. O resultado é uma explosão de texturas e sabores, garantindo toda a intensidade de um prato alemão. Para preparar a Weisswurst, utilize a Salsicha Branca Hans, que tem um gosto marcante e combina muito bem com essa receita.
Veja também: Petiscos com salsicha para sua noite: delícias simples e saborosas
7) Geräuchert Wacholder-Kochschinken é um sanduíche
Essa receita de nome difícil nada mais é do que o sanduíche alemão. Dentro de um pão ciabatta, encontra-se um recheio super saboroso de presunto, queijo emmental, mostarda, sour cream e cebolinha picada. Trata-se de um lanche rápido e, ao mesmo tempo, delicioso. O Presunto Alemão Hans é a opção ideal para o preparo desse sanduíche tradicional. Ele é produzido com pernil íntegro e condimentado com temperos especiais, garantindo suculência e sabor únicos.
8) Geräucherter Schweinelende é um prato alemão de lombo com chucrute
Essa é mais uma comida alemã de nome complicado e receita simples! O Geräucherter Schweinelende é a mesma coisa que lombo com chucrute, unindo assim duas paixões dos alemães. A receita leva ainda bacon em cubos e manteiga, garantindo um sabor bem defumado.
O Lombo Condimentado Hans passa por um processo de cura prolongada e defumação natural, logo, é indicado para esse tipo de preparo. Ele tem uma camada de especiarias que deixa o seu sabor mais marcante. Já o Bacon Extra Pernil Hans tem a vantagem de ter muito mais carne do que gordura, além de também passar pela defumação natural e lenta.
9) Tábua de frios com presunto alemão é uma entradinha deliciosa
Já deu para perceber que o presunto é uma comida alemã que faz muito sucesso, certo? Por isso, eles têm o hábito de comê-lo como um delicioso aperitivo, sem nem precisar inventar muito. A Tábua de Frios Artesanais com Presunto Alemão Hans conta vários queijos e ervas frescas para deixar o sabor mais refrescante e marcante. Caso prefira, pode adicionar ainda um bom vinho tinto e montar uma mesa de frios especial. Confira!
Veja também: Tábua de frios e vinhos: veja como harmonizar os frios com a bebida
10) Paprika Fleischwurst: a salada Waldorf alemã
Essa receita é uma versão alemã da tradicional salada Waldorf. A paprika fleischwurst é uma refeição saudável, feita com batata e cenoura. O segredo dessa comida alemã está nos temperos especiais: pimenta-do-reino, sal, salsa, cebolinha, limão sicialiano e dill. Para dar o toque especial, acrescenta-se ainda o salsichão. Ele dá mais textura e deixa o sabor mais intenso. O Salsichão com Picles Hans é uma carne suína magra selecionada, perfeita para essa receita. Sua massa traz pedaços de cenoura, pimentões vermelhos e verdes, resultando em uma mistura deliciosa.
11) Hamburger Salami: uma comida alemã típica dos fast foods
Os fãs de hambúrguer vão se deliciar com esse sanduíche alemão. O protagonista é o salame, que traz um toque defumado saboroso para o prato. O pão italiano é o mais indicado e o seu recheio conta com fatias bem fininhas de salame. A receita leva ainda um creme delicioso de creme de ricota, pimenta-do-reino, sal e ervas picadas. O Salame Hamburguês Hans é feito de paleta e toucinho suíno e passa por um processo de defumação natural que garante sabor. Ele também passa por um processo artesanal de cura prolongada de até 50 dias, aumentando sua qualidade.
12) Brezel é um saboroso pão no formato de nó
Você provavelmente já ouviu falar no Pretzel, o saboroso pão em formato de nó. Trata-se de uma comida alemã que, em seu país de origem, é chamada de Brezel. Essa receita é bem versátil e pode ser consumida nas versões doce e salgada. A doce normalmente leva nozes e amêndoas, enquanto a salgada é assada e salpicada com sal grosso. Trata-se de um alimento muito prático que os alemães adoram comer em qualquer momento do dia, como no café da manhã e no lanche da tarde.
13) Kartoffelsalat é uma salada de batata cozida
A salada de batata muito consumida no Brasil é considerada um dos pratos típicos da Alemanha. A Kartoffelsalat é feita com batatas cozidas e um creme de ovos e óleo. Cada região do país traz ainda outros ingredientes de acordo com suas culturas, como cenoura, ovo cozido ou cebola, por exemplo.
14) Schnitzel é um bife à milanesa de lombo suíno
O Schnitzel é uma comida alemã clássica super conhecida no mundo todo. Essa receita é originalmente da Áustria, mas se tornou tão popular na Alemanha que passou a ser incorporada na cultura do país. O Schnitzel é uma versão de bife à milanesa, sendo que esse bife pode ser de carne bovina, suína ou até mesmo frango. Como estamos falando da Alemanha, a carne de porco é a mais adorada. Para fazer o Schnitzel, usa-se principalmente o lombo suíno.
15) Eintopf é uma comida alemã que tem batata, legumes e carne
O Eintopf é um ensopado alemão. Seu preparo pode ser bem variado, contando com ingredientes diferentes em cada versão. Porém, normalmente são utilizadas batatas, outros legumes e uma carne, sendo que a de porco é sempre a preferida. Uma sugestão é usar a Costelinha Defumada Hans. Feita com poucos ingredientes, ela passa pelo processo de cozimento e defumação lenta, garantindo um sabor intenso, marcante e bem defumado.
16) Gekochte Eier Mit Kräutersoße é feito com lombo, ovos e molho de ervas
Essa receita de lombo condimentado com ovos cozidos e molho de ervas é um prato clássico e delicioso. Trata-se de uma comida alemã bastante proteica e saudável. A mistura do lombo com ovo cozido, batatas e molho deixa tudo mais delicioso. Já o iogurte é responsável pela cremosidade. O Lombo Condimentado Hans, com seu sabor marcante por causa da camada de especiarias, deixa o sabor ainda mais intenso.
Matéria publicada 27 de setembro de 2024
Atualizada em 23 de outubro de 2024