Apesar do pudim de chia ser a forma mais popular de consumir esta semente, é possível variar trazendo ela para outras refeições, como almoço e lanche, ou incorporar a alimentos salgados — para quem já cansou de comer chia com fruta!
“A chia tem muita fibra, promove saciedade e você pode colocar na salada, pode fazer um pãozinho e colocar por cima, pode por na massa do pão… É um ingrediente muito versátil!”, explica Brisa nos bastidores do Geladeiras em Ação.
Confira algumas sugestões de como usar a chia:
Receitas salgadas com chia
A chia combina com saladas de todos os tipos e pode ser usada até para “empanar” uma carne ou vegetal da sua preferência. É super simples de ser incorporada em receitas de pão, pão de queijo e biscoitos.
O frango empanado com chia é uma opção salgada para incorporar a chia no seu almoço ou jantar. Também é uma opção para quem não pode consumir farinhas brancas, comum no preparo de empanados.
Uma opção de salada, onde a chia casa perfeitamente, é a salada de cenoura com ricota e chia. Pronto em 10 minutos, essa é uma opção de acompanhamento leve e que dispensa o uso de eletrodomésticos.
Para incorporar a chia no café da manhã ou no lanche, a chia pode estar no biscoito, na tapioca ou no sanduíche. A chia pode entrar na massa do grissini, no recheio da tapioca e até no pão de beijo!
Receitas doces com chia
Mas, se você quer uma opção doce para substituir o pudim de chia, é possível por na chia em receitas de brigadeiro até no bolinho de chuva! Assim, o ingrediente pode fazer parte até da sua sobremesa, para variar bem as formas de consumo. 😜