Como deixar a carne bem suculenta: veja dicas inspiradas em dúvida de Daiane dos Santos

Como deixar a carne bem suculenta: veja dicas inspiradas em dúvida de Daiane dos Santos


Entre suas predileções quando assume as panelas, Daiane tem uma que considera a maior: “O prato que eu mais gosto de cozinhar? Carnes! Até pelo fato de ser gaúcha, eu brinco, eu sou muito carnívora. Uma das questões que, quando eu fiz o Super Chef, eu queria muito entender era como misturar os temperos. Como temperar, o ponto da carne, a suculência”.

Inspirada na dúvida de Daiane, que é comum a muitas pessoas que cozinham no dia a dia, a chef Fernanda Quatrocchi ensina todos os truques para deixar a carne bem suculenta. Além disso, ela dá dicas para temperar, identificar o ponto e mostra como fazer um chimichurri caseiro para acompanhar o prato! Vem conferir a seguir:

Como deixar a carne bem suculenta — Foto: Receitas

🍖 Como escolher e temperar a carne?

A chef destaca que o começo do processo se dá ao escolher e cortar a carne que você vai preparar: “Eu escolhi um contrafilé para fazer com vocês. Eu vou cortar bifes de mais ou menos dois centímetros de altura”, ela pontua.

Fernanda conta que uma carne gordurosa costuma gerar maior suculência na hora do preparo: “Você está vendo essa gordurinha em cima? Isso vai ajudar também na suculência da carne. Mas não adianta ter a carne certa, a gordurinha em cima e não prepará-la certinho”, observa a chef.

Evitar os exageros é um dos conselhos da profissional na hora de temperar a carne: “Como o contrafilé já é uma carne bem saborosa, não abuse nos temperos. Utilize só sal”, ela destaca. E qual é o melhor tipo de sal? Fernanda indica: “Eu escolhi o sal de parrilha, que é mais fininho do que o sal grosso. Ou seja, ele vai derretendo aos poucos, e não vai desidratar a sua carne”.

Como deixar a carne bem suculenta: veja dicas inspiradas em dúvida de Daiane dos Santos — Foto: Receitas

💡 Como identificar o ponto certo da carne?

Para quem busca entender um pouco mais sobre texturas, Fernana traz um macete importante: ao pressionar os dedos de uma mão, você sente a textura aproximada ao ponto que deseja obter em sua carne. Veja as dicas:

  • Carne malpassada: aperte do dedo polegar contra o indicador, pressionando a parte inferior da mão: “Você vai sentir a textura de uma carne grelhada malpassada”, indica a chef.
  • Carne ao ponto: quando você aperta o dedo médio contra o polegar, ao pressionar a parte inferior da mão, a textura será semelhante com a de uma carne ao ponto.
  • Carne ao ponto para bem-passada: ao pressionar o polegar contra o dedo anelar, vai sentir a textura de uma carne ao ponto para bem.
  • Carne bem-passada: pressionando o dedo mínimo contra o polegar, você vai encontrar a textura semelhante à desejada. “Com o dedinho, terá a textura rígida de uma carne bem-passada”, explica Fernanda.

🔥 Como grelhar a carne de forma perfeita?

  1. Primeiro, coloque a frigideira no fogo para aquecer bem e depois coloque um fio de azeite.
  2. Acomode um bife de cada vez na frigideira quente: “Para ele não liberar muita água e perder a suculência”.
  3. Deixe dourando 3 minutos de cada lado para ter o ponto malpassado. Se quiser fazer sua carne ao ponto, deixe dourando por 4 minutos de cada lado. Caso queira um bife ao ponto para mais, deixe 5 minutos dourando de cada lado. Para obter o ponto bem-passado, deixe de 6 a 7 minutos dourando de cada lado.

✍️ Receita de chimichurri caseiro para acompanhar a carne:

Carne grelhada perfeita servida com chimichurri caseiro — Foto: Receitas

Ingredientes

Chimichurri caseiro

  • 1 colher de sobremesa de salsinha desidratada
  • 1 colher de sobremesa de alho desidratado
  • 1 colher de sobremesa de cebola desidratada
  • 1 colher de sobremesa de tomilho desidratado
  • 1 colher de sobremesa de orégano desidratado
  • Um quarto de colher de sobremesa de pimenta calabresa
  • Um quarto de colher de sobremesa de louro em pó
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Meio copo americano de vinagre branco
  • Um quarto de copo americano de azeite de oliva

Modo de Preparo

Chimichurri caseiro

  1. 1 Em uma vasilha, coloque a salsinha desidratada, o alho desidratado, a cebola desidratada, o tomilho desidratado, o orégano desidratado, a pimenta calabresa, o louro em pó, a pimenta-do-reino moída na hora e misture delicadamente.
  2. 2 Adicione o vinagre e o azeite de oliva e misture novamente. Deixe hidratando por cerca de 1 hora.
  3. 3 Seu molho de chimichurri caseiro está pronto para servir com qualquer tipo de carne.

Veja também:



Link Original

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário