A comissão francesa responsável pelos jogos optou, conforme noticiou o jornal americano The Washington Post no dia 30/7, por servir um menu que minimizasse a emissão de carbono durante as olimpíadas e priorizando opções veganas no buffet servido aos atletas. E com isso a reposição de proteínas de origem animal não deu conta da demanda dos atletas.
O jornal britânico Daily Mail chegou a destacar a fala do ex-atleta e medalhista olímpico australiano James Magnussen sobre como a alimentação servida em Paris afetaria os resultados dos atletas, incluindo a quebra de recordes mundiais.
“A falta de recordes mundiais é relacionada com toda essa mentalidade vegan-first […] em vez de alto desempenho”, disse o nadador em recorte publicado na imprensa britânica.
A falta de proteína impacta nos resultados?
Mestre em Saúde Coletiva e membro da diretoria da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE), a nutricionista Karin Marin explica que o consumo de proteína é essencial para quem pratica atividades físicas em geral. O que diferencia é a quantidade necessária dependendo da modalidade.
“Quem pratica exercício físico tem uma necessidade maior de proteína. Isso varia conforme a modalidade — algumas pedem mais proteínas que outras. Mas, independente da modalidade, o fato de se fazer exercício já aumenta sua necessidade de proteína“, explica Karin.
As proteínas são responsáveis pela manutenção dos nossos hormônios, assim como enzimas digestivas e sistema imunológico. Elas podem ser encontradas tanto em alimentos de origem animal, quando em alimentos de origem vegetal. Porém, existe uma diferença entre os tipos dessas proteínas:
“Tem uma diferença entre os tipos de proteína. A proteína que vem do alimento de origem animal, ela é considerada de melhor qualidade. Tanto que é chamada de proteína completa. Ela oferece para a gente todos os aminoácidos que são essenciais e que nosso corpo não consegue produzir sozinho. Então esses aminoácidos são absorvidos através da alimentação”, observa a nutricionista.
É possível ter uma dieta equilibrada em proteínas apenas com alimentos de origem vegetal?
Ter uma alimentação baseada em alimentos de origem vegetal não penaliza o corpo de obter proteínas da forma correta. Porém, neste caso, é necessário estar atento ao que está no prato para que o equilíbrio dos alimentos traga a quantidade necessária para a dieta.
“Alguns alimentos de origem vegetais oferecem um tipo de aminoácido essencial e outros que oferecem outros tipos de aminoácidos essenciais. Então combinando a gente consegue oferecer proteína de qualidade também de forma vegetal. É mais trabalhoso, é preciso saber fazer as combinações certas, mas é possível oferecer também”, finaliza a especialista.