Dia da Pizza: como fazer o molho de tomate perfeito

Dia da Pizza: como fazer o molho de tomate perfeito


Mas antes é preciso abrir um parêntese sobre o molho de tomate. Ele precisa ser colocado cru ou deve ser cozido antes? Não existe uma resposta unívoca: a maioria das pizzas é preparada com tomate pelado “cru”.

As aspas, nesse caso, são necessárias porque o tomate pelado enlatado passa por dois choques térmicos antes de chegar à sua mesa: o primeiro serve para retirar a pele, o segundo é para pasteurizar o produto. Então, de certa forma já foi cozido.

Você só precisa retirá-lo da lata e esmagá-lo. O jeito mais eficaz, para que fique bem homogêneo, é usar um processador. Basta uma leve processada e ele estará na consistência perfeita para ser espalhado sobre o disco de pizza.

Fique à vontade se quiser ajustar de sal e pimenta-do-reino. Você pode também adicionar um fio de azeite extravirgem de oliva e algumas folhas de manjericão fresco para trazer aqueles sabor e aroma deliciosos de pizza napolitana.

Mas nada impede que você prepare um verdadeiro molho, caso queira um sabor mais intenso para a sua pizza. Num fio de azeite, refogue alho picado, laminado ou inteiro – isso depende de quão intenso você quer que fique o sabor do alho no seu molho – adicione o tomate pelado processado ou a polpa de tomate (que tem uma textura mais lisa) e deixe cozinhar em fogo baixo por alguns minutos.

Você pode temperar a gosto, por exemplo, com folhas de manjericão, orégano ou até alecrim e tomilho para uma pegada mais rústica. Use os temperos com parcimônia para não se arrepender depois.

A Paganini conta com uma linha de produtos atomatados que vão simplificar sua vida na cozinha e que vai do Tomate Pelado à Polpa de Tomate, com textura lisa e homogênea, passando pela Polpa de Tomate Rústica, que é mais densa e pedaçuda, e pela Polpa de Tomate com Cebola e Manjericão, que já vem saborizada. Use a de sua preferência para a sua pizza.

Agora que você sabe tudo sobre como usar tomate, só falta aprender a fazer a massa de pizza caseira.

Ingredientes

  1. 300 g de farinha de trigo
  2. 180 ml de água
  3. 6 g de fermento biológico
  4. 2 colheres de sopa de Azeite Extravirgem de Oliva Paganini
  5. 9 g de sal

Modo de preparo

Adicione o fermento biológico na água e misture com uma colher até dissolver. Adicione a farinha num bowl grande, o sal, o azeite e a água com fermento. Para misturar e sovar a massa, você pode usar uma batedeira em velocidade baixa por 5 minutos ou sovar na mão até a massa ficar lisa e elástica.

Modele a massa em formato de bola, cubra com plástico filme e deixe descansar entre 1h e 2h (o tempo depende da temperatura). Você pode deixar perto de uma fonte de calor ou no forno com a luzinha acesa para acelerar a fermentação.

Após a massa dobrar de volume, coloque um fio de azeite no fundo de uma forma para pizza, espalhe bem até as bordas e coloque a massa ao centro. Delicadamente e com a ponta dos dedos abra a massa até formar um disco que preencha toda a forma.

Deixe a massa descansar mais 15 minutos, em seguida recheie a gosto e asse a 200ºC por 10 a 15 minutos ou até a base dourar.

Rendimento: 1 pizza de 30 cm (serve duas pessoas).



Link Original

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário