Panelas de pressão são muito admiradas por uns e temidas por outros. Cozinheiros experientes costumam apontar a economia de tempo e de gás de cozimento de alimentos como boas vantagens.
No entanto, os riscos de acidentes fazem muita gente evitar usá-las. Veja as orientações para minimizar problemas e ter segurança ao utilizar a sua panela de pressão. Lembre-se que ela é muito versátil; permite cozinhar com rapidez muito mais alimentos do que feijão!
Espere a pressão sair para abrir a panela
No fim do cozimento, desligue o fogo e aguarde a pressão sair naturalmente. É perigoso abrir a panela com pressão em seu interior. Só abra o equipamento quando o pino estiver baixado e não fizer mais barulho ao ser tocado. Modelos modernos possuem dispositivos que impedem a abertura enquanto houver pressão.
Limpeza das válvulas, borracha e pino
A cada uso, é muito importante lavar todas as peças, com esponja e sabão neutro. No caso das válvulas, recomenda-se também usar uma escova fina para limpar as saídas de pressão. Uma dica é encher a tampa com água e verificar se o líquido escorre pela válvula de saída de pressão. Antes do uso, sempre obsere se a válvula está desobstruída.
A borracha (chamada de anel de vedação) também precisa ser limpa com esponja e sabão para evitar acúmulo de resíduos. Deve ser substituída sempre que ficar rígida ou quebradiça.
Respeite o volume máximo
Nunca exceda 2/3 (entre água e líquido) da capacidade total da panela de pressão. Esse é o volume necessário para geração de vapor e cozimento dos alimentos. No interior, as panelas costumam apresentar uma marca que indica o volume máximo adequado. Desrespeitar esse limite não é seguro por diversos fatores – entre eles, está o fato de que ao ferver ou criar pressão, o líquido em excesso poderá sair pelas válvulas de alívio e entupir a saída de pressão. Além disso, se houver muito alimento e pouco líquido, a receita queimará, pois o caldo secará rapidamente e deixar a comida diretamente em contato com o fundo da panela.
Selo do Inmetro deve constar na panela
Na hora da compra, verifique se a panela possui o selo do Inmetro, órgão do governo federal responsável por validar o funcionamento e segurança de produtos, de acordo com as normas estabelecidas. As panelas que têm escape de segurança (localizado na lateral da tampa) possuem um dispositivo a mais de segurança em relação aos modelos tradicionais, o que permite que, em situação de entupimento das válvulas, o anel de vedação seja deslocado e libere vapor por esse local, evitando que a panela se abra e cause algum dano mais sério.
(Fonte: Tramontina)