“Eu cortei basicamente toda a comida processada, açúcar – exceto frutas; eu como muitas frutas – e adicionei muitos vegetais, muitos carboidratos complexos. Eu tento não comer carne vermelha. Cordeiro é ok, frango é ok. Mas nada com lactose”, conta Reynolds em entrevista a revista GQ em 2023.
Essa dieta começou após o cantor perceber as reações adversas das medicações que tomava para controlar a doença autoimune, que incluíam enjoos e sinusites que poderiam levar sua carreira como cantor para a ruína.
“Mas, dito isto, eu não sigo essa dieta 100% do tempo. Eu faço 95%, ou eu ficaria louco” confessa na entrevista. “E eu notei que se me manter assim, e malho todos os dias para inundar todas as minhas articulações – especificamente meus quadris – com sangue, essa atividade e dieta juntas me mantiveram em remissão por cerca de sete anos.”
Rotina alimentar antes dos shows
O que não muda é a alimentação antes dos shows. Para evitar azia e refluxo, que podem atrapalhar na hora de cantar, Dan tem hora para parar de comer e para ir para a cama.
“Eu sempre paro de comer às 5 da tarde, porque eu descobri que faz uma incrível diferença na minha voz. Eu tenho tendência a refluxo ácido, então se eu paro de comer às cinco, então eu vou dormir entre 9 e 11 horas da noite, minha comida é completamente digerida e a minha voz é infinitamente melhor no dia seguinte. Faço isso especialmente quanto estou na estrada, eu preciso fazer isso. Mas eu tento fazer em casa, também, pois estou tentando ter um registro diário.”
Café é indispensável, alimentação a cada duas horas
Dan não abre mão de um elemento que é o queridinho dos brasileiros: o café na primeira refeição do dia. Depois, a cada duas horas, o cantor faz pequenas refeições que sustentam sua energia sem gerar cansaço da digestão prolongada e evitam o mau humor matinal após longos períodos sem alimentação.
“Eu adoro café. Começo sempre o dia com um pouco de cafeína, seja no desjejum ou no pré-treino, e aveia com um monte de frutas vermelhas e algum tipo de gordura ou pasta de amêndoa. Uma hora e meia, duas horas depois, tomo um shake de proteína ou uma barra de proteínas, e depois outra hora e meia, duas horas depois, como frango e arroz, legumes, e mais duas horas depois, é outro refeição de algum tipo de vegetal, algum tipo de proteína como cordeiro – adoro cordeiro, porque é anti-inflamatório, mas parece que estou comendo bife” relata Reynolds.
Com isso, a lendária rotina “sexo, drogas e rock’n’roll” passa longe do vocalista do Imagine Dragons. Ele conta, na mesma entrevista, que já observa uma mudança de comportamento nas novas gerações do gênero, mas sabe que cada um tem sua individualidade.
“Todos vão seguir seus próprios caminhos, e existe uma história a ser contada sobre isso. Eu escolhi não sentir dor. Simples assim. Eu tenho quatro filhos, eu quero ser capaz de viver por muitos anos e ser um bom pai e fazer meu trabalho na estrada. Para isso eu preciso viver como um Mormon, mesmo não sendo um Mormon. Parabéns, mãe, você conseguiu o que desejava”, brinca ele.
O Imagine Dragons se apresenta no Rock in Rio neste sábado, 14 de setembro. O show será transmitido pelo Multishow e Globoplay.
Leia também: