Além de saudável, o melão é uma fruta bastante versátil, cujo sabor combina com diversas preparações, desde o consumo in natura, até bebidas, sobremesas, saladas e pratos salgados, como entradas agridoces que utilizam frutas.
Nos supermercados, diferentes variedades do melão ficam disponíveis para os consumidores. Por isso, reunimos aqui seis tipos de melão e suas principais características. A seleção é baseada em informações da Coleção SENAR, uma cartilha elaborada com a participação de diversos especialistas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério da Educação, entre outros.
Melão-gália tem a casca amarela e rendilhada — Foto: Reprodução/Freepik
Melão-gália tem a casca amarela e rendilhada — Foto: Reprodução/Freepik
1. Melão-amarelo
Com a casca amarela intensa e lisa, o melão-amarelo tem sua produção mais acentuada no Nordeste brasileiro, especialmente no Rio Grande do Norte e Ceará. É o tipo mais comum de melão encontrado nos supermercados, feiras e sacolões do Brasil. Sua polpa é doce, de cor esbranquiçada, ou esverdeada. Pode ser consumido in natura, ou em preparações diversas.
2. Melão-cantaloupe
Docinho, muito valorizado na exportação, é um tipo de melão com a cassca rendilhada, textura rugosa, de cor bege. A polpa é alaranjada e o sabor é muito aromático. Além de ser uma excelente fruta para consumir in natura, o melão-cantaloupe pode ser utilizado no preparo de várias receitas.
3. Melão-gália
Com a casca mais fina e sensível, esta variedade de melão também tem textura rendilhada, mas é amarelo por fora. Já a polpa é muito doce e aromática, de cor esverdeada. Este é o tipo de melão que combina com receitas mais leves, como saladas, smoothies e shakes:
4. Melão Orange Flesh
O nome do melão já nos entrega uma característica marcante da variedade: a polpa alaranjada que o torna bastante similar ao cantaloupe, porém, o Orange Flesh possui maior durabilidade. A casca é amarela e lisa, ou levemente rendilhada. Por ser bem docinho, ele é consumido in natura e compõe receitas dos mais diversos tipos.
5. Melão-pele-de-sapo
A casca deste melão dá origem ao nome “pele de sapo”. Verde escura, com manchas irregulares, ela lembra a pele do anfíbio. Já a polpa é esbranquiçada e bem docinha. Esta é uma variedade mais comum na Europa, especialmente na Espanha, e vem conquistando o mercado brasileiro ao longo dos anos. É um melão recomendado para fazer receitas leves, como o gaspacho que conquistou os mentores do Chef de Alto Nível:
6. Melão Charentais
Com a casca lisa, geralmente clara e polpa salmão, muito aromática e doce, esta é uma variedade francesa que tem cultivo no Brasil, porém, em menor escala. Apresenta sabor intenso e aroma marcante, o que o torna ideal para consumo in natura.


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2025/s/o/JX6BZYT3ayeyh4gh7shw/melao-tipos-sabores-e-motivos-para-incluir-essa-fruta-na-sua-rotina.jpg?ssl=1)