PÃO BOLO DE BATATA DOCE

PÃO BOLO DE BATATA DOCE


PÃO BOLO DE BATATA DOCE

Hoje, 16 de outubro, é o Dia Mundial da Alimentação.

Na alimentação diária cá de casa tento ao máximo fazer escolhas saudáveis e sustentáveis. Não faço tudo perfeito, não gosto de radicalismos de não comer isto ou aquilo. Aqui come-se de tudo e não deixo de lado o prazer que a comida nos proporciona. Dentro das escolhas possíveis e pagáveis, tento fazer as que sejam mais saudáveis e equilibradas para nós.

O mais importante nestas questões é termos uma relação saudável com a comida e consciência do que comemos, quando e em que quantidade (parece óbvio, mas nem toda a gente tem essa consciência, eu nem sempre tive e bem que sofri com isso e com o excesso de peso!).

Para hoje, fiz um pão/bolo de batata doce, sem açúcar, perfeito para pequenos-almoços ou lanches. Fica uma maravilha só assim ou então com manteiga, marmelada ou outra compota.

Ingredientes

– 260 gr de polpa de batata doce assada ou cozida (usei assada, eram 4 batatas não muito grandes que depois de retirada a polpa ficou em 260 gr)

– 4 ovos

– 150 gr de farinha de trigo integral

– 100 gr de farinha de espelta integral

– 50 gr de flocos de aveia finos

– 0,6 dl de azeite

– 1 colher de chá de sal fino

– 1 colher de chá de fermento em pó

– Para polvilhar: sementes a gosto e/ou amêndoas laminadas + 1 colher de sopa de açúcar mascavado granulado grosso

Preparação

– Comece por cozer ou assar as batatas doces. Eu gosto sempre de assar com a casca e depois retiro a polpa que vai ser usada na massa dos bolos ou pães.

– Coloque os 260 gr de polpa de batata doce na tigela onde vai bater a massa.

– Junte os ovos inteiros e bata bem.

– Junte o azeite em fio e continue a bater.

– Junte os ingredientes secos todos, excepto o fermento, e o sal. Termine com o fermento em pó. Envolva para ficar bem misturado mas sem bater muito.

– Forre uma forma retangular (tipo bolo inglês) com papel vegetal e verta o preparado lá dentro. A massa vai ficar grossa e densa.

– Polvilhe com sementes, um pouco de açúcar granulado e amêndoa laminada e leve ao forno pré-aquecido a 190º até o bolo estar cozido. O meu levou 30 minutos a cozer, ficou firme e cozido, mas nada seco, com uma humidade interior que lhe dá muita suculência.

As receitas publicadas neste site são originais da autora, com exceção dos casos indicados. Os textos e fotografias são conteúdo criado especificamente para este fim. A Deliciosa Paparoca é uma marca registada, pelo que a utilização dos conteúdos (ideias, textos ou conteúdos audio-visuais) requerem autorização prévia por parte da autora.





Link Original

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário