Olha, desses 20 anos de Panelinha, não dá para negar que 2020 foi o mais atípico. Com a chegada da pandemia, também vieram milhões de novos usuários em busca de um objetivo comum: aprender a cozinhar. Corremos para ensinar todo mundo a preparar arroz e feijão, um símbolo da dieta brasileira. Aí é só completar com pelo menos duas hortaliças e carne (para quem come). Pronto, está montado um pê-efe completo e balanceado, com cereais (do arroz); leguminosas (do feijão), hortaliças (das verduras, legumes e ervas aromáticas); alguma carne ou ovo.
SAIBA TUDO SOBRE OS GRUPOS ALIMENTARES
Um dos pilares da alimentação saudável é a variação. No caso das hortaliças, é mais fácil de imaginar: um dia você come abóbora, no outro, berinjela. Mas esse conceito vale para todos os grupos alimentares! O arroz, além do branco, pode ser integral, vermelho, preto… E o feijão, além de preto, ou carioca, pode ser rajado, fradinho, manteiguinha, ou branco, como o que preparei para o pê-efe a seguir. Em função da cúrcuma, ele mais parece um feijão amarelo!
O resultado é um prato feito lindo, colorido e saborosíssimo, sem grandes técnicas nem ingredientes impossíveis de achar no mercado. Arroz vermelho, feijão branco, abóbora e repolho. As receitas estão a seguir.
Repolho roxo macerado com cominho e mostarda
O arroz vermelho é aromático, tem um quê de sabor de castanha e uma cor linda. O tempo de cozimento é maior que do arroz branco, mas vale a pena cada minuto de preparo!
FEIJÃO-BRANCO COM CÚRCUMA E COENTRO
Feijão-branco é um curinga na cozinha! Vai bem com ensopados, saladinhas, purês e sopas. Nesta receita, ele recebe uma dupla que é um show de cor e sabor: cúrcuma e coentro.