Pimenta-do-reino: conheça tipos e benefícios da especiaria

Pimenta-do-reino: conheça tipos e benefícios da especiaria


Considerada por muitos a rainha das especiarias, a pimenta-do-reino possui características benéficas para a saúde, suas cores e aromas são variados e seu tempero vai muito além do preparo de carnes, aves ou pratos com ovos. Para entender um pouco mais sobre ela, conversamos com Daniela Meira, nutricionista do Mais Você, encontrada nas redes sociais por @dra_daniela_meira_nutri.

Tipos de pimenta-do-reino:

  • Pimenta-do-reino preta: os grãos possuem casca preta e enrugada devido à torra, mas com miolo claro, com sabor e aroma concentrado.
  • Pimenta-do-reino branca: os grãos passam por uma lavagem para retirar toda a casca e fica apenas o miolo claro, com aroma mais forte.
  • Pimenta-do-reino verde: os grãos não passam por secagem, mas por uma desidratação rápida e isso confere aos grãos verdes o sabor um pouco defumado.
  • Pimenta-do-reino vermelha: os grãos da Piper Nigrum são liofilizados – desidratados em baixa temperatura – e é um tipo de pimenta difícil de ser encontrada. O sabor é suave e frutado.

Pimenta-do-reino: tipos variam entre preta, branca, vermelha e verde — Foto: Reprodução da internet

Principais benefícios da pimenta-do-reino

Além de dar um toque especial no preparo de suas receitas, é um termogênico natural, atuando na aceleração do metabolismo. “A pimenta-do-reino tem ação antioxidante, ajuda na digestão, aumenta a absorção das vitaminas B e C, selênio e betacaroteno durante uma refeição. Quando adicionada junto ao açafrão, seus benefícios aumentam”, destaca a nutricionista.

Moer pimenta-do-reino na hora, ou usar já moída?

“A pimenta-do-reino, ao ser moída, começa a liberar seu aroma, é nesse momento que atinge o auge do sabor. Já aquele tempero em pó, comprado no supermercado, não tem mais o sabor original. Depois do tempo que esperou nas prateleiras, antes de ser consumido, o auge do sabor já passou”, explica Daniela.

Por que é um tempero indispensável em pratos salgados?

“Desde o caminho das Índias, a especiaria mais procurada e comercializada era a pimenta-do-reino, conquistando, a partir de então, seu lugar cativo na casa dos brasileiros”, comenta a nutricionista. Em muitos casos, a especiaria dá o tom ao sabor da comida, como é o caso do molho poivre, no qual a pimenta-do-reino é usada em grãos.

A pimenta-do-reino também é usada no preparo de doces?

“Não é só em pratos salgados que ela enriquece o sabor. Pratos doces com frutas combinam bastante com o toque picante da pimenta-do-reino. Chocolates e frutas doces como mamão, manga, banana combinam com a especiaria. Brownies, tortas e bolos ficam com sabor marcante quando temperados com pimenta-do-reino. Mas não abuse para não ficar muito picante”, destaca Daniela.

Saiba mais:



Link Original

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário