E já que o assunto é açúcar, veja também como preparar os diversos pontos de calda: confira como identificar cada um deles durante o preparo e para que tipo de receitas cada ponto de calda de açúcar serve!
Tipos de açúcar e de pontos de calda: confira — Foto: Receitas
Tipos de açúcar e de pontos de calda: confira — Foto: Receitas
Tipos de açúcar
- Melado de cana: líquido espesso, tem cor escura. Primeiro produto obtido a partir do cozimento do caldo da cana.
- Açúcar mascavo: obtido a partir da secagem do melado, não leva aditivos químicos artificiais e, por isso, tem cor escura.
- Açúcar demerara: obtido a partir da clarificação e centrifugação do caldo de cana, tem cristais médios e também não recebe aditivos artificiais.
- Açúcar cristal: com cristais pequenos, passa por processamento e, por isso, tem cor clara.
- Açúcar refinado: bem branquinho e fino, é mais utilizado no dia a dia.
- Açúcar de confeiteiro: bem fino, lembra a textura de um talco e se dissolve com facilidade. Como o nome diz, é muito utilizado na confeitaria.
- Açúcar invertido: já ouviu falar dele? É mais usado na indústria alimentícia, trazendo maciez e textura para os produtos.
Pontos da calda de açúcar
- Misturando açúcar cristal (um quarto de xícara) com água (uma xícara), é possível obter diversos pontos de calda de açúcar, que servem para preparar receitas diferentes. Confira:
- Ponto de fio fino: na panela, em fogo baixo, deixe borbulhar. Assim que começar, desligue. A calda escorre pela colher, é bem líquida. Usado, por exemplo, para fazer fios de ovos.
- Ponto pérola: fervendo mais alguns minutos, ela fica em ponto pérola, que é quando você levanta a colher da calda e um fio escorre, formando depois uma gotinha. Essa calda é usada para fazer doces em calda.
- Ponto de fio forte: deixe ferver um pouco mais. Com uma colher, deixe a calda escorrer um pote transparente com água fria. Você vai perceber que ela demora um pouco mais de tempo para desmanchar. Esse ponto serve para o preparo de geleias e doces pastosos.
- Ponto de bala mole: ao ferver mais, ela fica mais espessa. Na água, ela forma uma bolinha que logo se desfaz ao ser colocada entre os dedos.
- Ponto de bala dura: ao ferver mais, ela fica ainda mais espessa. É o ponto utilizado para fazer bala de coco.
- Ponto vidrado: ao ferver ainda mais, a calda endurece em contato com a água. Server para banhar doces como a maçã do amor.
- Caramelo: coloque o açúcar na panela e deixe derreter até chegar na cor de caramelo. Acrescente, aos poucos, água morna. Misture até que todo o açúcar se dissolva. Ele é usado para fazer pipoca doce, pudim e mais delícias!
Veja também: