O que pode ocorrer, na verdade, são desconfortos gastrointestinais como azia, refluxo, náusea ou câimbras leves — especialmente se a água estiver fria ou se a refeição tiver sido pesada. Ou seja, o risco existe, mas é muito baixo e depende do contexto individual.
Para quem prefere não correr nenhum risco, a nutricionista sugere um tempo de espera ideal de acordo com o que foi consumido:
- Lanches leves, como frutas, iogurtes ou pães simples: esperar cerca de 15 a 30 minutos.
- Refeições moderadas, como arroz, legumes e carne grelhada: aguardar 30 a 60 minutos.
- Refeições pesadas, como feijoada, churrasco ou pratos muito gordurosos: o ideal é esperar entre 1h30 e 2h, especialmente antes de nadar no mar ou em piscinas profundas.
Isso porque, durante a digestão, o sangue se concentra no estômago, o que pode causar desconfortos e aumentar a chance de câimbras.
É seguro nadar depois de comer? Descubra o que diz uma especialista — Foto: Reprodução/Freepik
É seguro nadar depois de comer? Descubra o que diz uma especialista — Foto: Reprodução/Freepik
🏊🏻 O que comer antes de nadar
Para evitar qualquer susto, o ideal é evitar frituras, doces, pratos gordurosos ou muito volumosos antes de nadar. Prefira alimentos leves, como carboidratos de fácil digestão e proteínas magras — por exemplo, pão integral com ovo ou banana com aveia. Também é fundamental manter-se bem hidratado antes e depois da atividade.
E nadar em jejum? Pode? Segundo a nutricionista Daniela Meira, se for uma atividade leve, geralmente não há problema. No entanto, em treinos longos ou intensos, há risco de tontura, hipoglicemia leve e queda de desempenho. A recomendação geral é evitar nadar em jejum, especialmente no caso de crianças, idosos ou pessoas com condições médicas.
As crianças são um caso à parte e devem esperar um tempo maior antes de nadar após as refeições, já que possuem uma digestão mais sensível e, muitas vezes, não percebem os primeiros sinais de mal-estar. O ideal é aguardar um intervalo de 30 a 60 minutos, especialmente após refeições leves, para garantir mais conforto e segurança durante a atividade.
Espere um pouco após comer e curta a água com segurança. — Foto: Reprodução/Freepik
Espere um pouco após comer e curta a água com segurança. — Foto: Reprodução/Freepik
🏊🏻 Se beber, não nade!
O óbvio também precisa ser dito: se você ingerir bebida alcoólica, evite nadar. O álcool reduz os reflexos e o equilíbrio, aumenta o risco de hipotermia e está relacionado a muitos casos de afogamento. Não coloque a sua vida em risco!
No geral, quando o assunto é alimentação antes de nadar, o mais importante é ter bom senso e ouvir o seu corpo. Não é necessário esperar, religiosamente, duas horas antes de entrar na água, mas evite excessos alimentares, opte por refeições leves e mantenha-se bem hidratado. Isso já garante mais conforto e segurança para curtir o momento.
Veja também: