O caldo de mocotó, prato bastante apreciado no Nordeste e no Rio de Janeiro, tem origem portuguesa, sabia? Isso mesmo! Conhecido também como caldo mão de vaca, o prato e feito a partir do cozimento de patas e extremidades do animal e é perfeito para se aquecer nos dias frios. Isso sem contar que ele é rico em proteína, ferro e colágeno, ou seja, além de ser absurdamente saboroso é nutritivo.
Veja a seguir o passo a passo para prepará-lo e se esquentar nos dias de frio:
Caldo de mocotó
Tempo: 1h20 (+2h de molho)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: médio
Ingredientes:
- 1,5kg de mocotó em pedaços
- Sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 2 cebolas picadas
- 1 cenoura picada
- 1 talo de salsão picado
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates sem sementes picados
- 1 colher (chá) de pimenta dedo-de-moça picada
- 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
Modo de preparo:
- Primeiramente, lave o mocotó, esfregando bem.
- Coloque em uma vasilha, adicione o sal, o vinagre, cubra com água e deixe de molho por 2 horas. Escorra e coloque em uma panela de pressão grande.
- Cubra com água e cozinhe por 5 minutos depois de iniciada a pressão. Desligue, deixe sair a pressão e abra a panela. Escorra e volte o mocotó para à panela.
- Cubra novamente com bastante água, adicione 1 cebola, a cenoura, o salsão, tempere com sal a gosto e cozinhe por 40 minutos depois de iniciada a pressão. Desligue e deixe sair a pressão.
- Abra a panela, retire o mocotó com uma escumadeira e com ajuda de um garfo e uma faca, retire os ossos e descarte e corte a carne em pedaços. Reserve.
- Transfira o caldo da panela já frio para o liquidificador e bata por 1 minuto.
- Aqueça uma panela com o óleo e frite a cebola restante e o alho até dourar.
- Adicione o tomate picado, a pimenta, o cheiro-verde, o extrato e o mocotó reservado e refogue por 5 minutos. Acrescente o caldo do liquidificador, acerte o sal e cozinhe até ferver. Pronto, é só servir em seguida!