Entre os pratos que melhor representam essa essência está o Baião de Dois. Ícone da culinária nordestina, o nome dessa iguaria faz referência ao ritmo musical “baião” que, com sua cadência alegre, traduz o espírito festivo e acolhedor da região.
Originalmente, o Baião de Dois é um prato que aproveita sobras de arroz e feijão, mas hoje é preparado com ingredientes frescos e complementado por queijo coalho, charque e outros ingredientes típicos.
Cada estado nordestino produz sua variação do prato, o que só reforça a versatilidade. A seguir, vamos ensinar como preparar um Baião de Dois para que você e sua família também possam trazer um gostinho do Nordeste para a mesa.
Ingredientes
Charque
- 400 g de charque dessalgado e cortado em cubos médios
- 1 litro de água
- 1 colher (sopa) de margarina Primor
Ingredientes
Feijão
- 150 g de feijão fradinho (ou de corda)
- 1 folha de louro
- 3 xícaras (chá) da água de cozimento do charque
- 2 colheres (sopa) de margarina Primor
- 150 g de bacon cortado em cubos médios
- 150 g de linguiça calabresa cortada em pedaços médios
- ½ cebola grande picadinha
- 3 dentes de alho picados
- ½ pimentão verde picadinho
- 1 pimenta de cheiro sem sementes picadinha
- 1 colher (sopa) de talo de coentro picadinho
- Sal a gosto
- ½ xícara (chá) da água de cozimento do feijão
Ingredientes
Arroz
- 1 colher (sopa) de margarina Primor
- ½ cebola grande picadinha
- 3 dentes de alho picados
- 200 g de arroz
- 1 xícara (chá) da água de cozimento do charque
- 1 xícara (chá) da água de cozimento do feijão
- Sal a gosto
Ingredientes
Baião
- 1 colher (sopa) de margarina Primor
- 200 g de queijo coalho cortado em cubos médios
- 250 g de tomate sem semente cortados em cubos pequenos
- Folhas de coentro e cheiro verde picados a gosto
Modo de Preparo
Charque
- 1 Em uma panela de pressão em fogo médio coloque 400 g de charque dessalgado e cortado em cubos médios, 1 litro de água, tampe a panela e assim que chiar, abaixe o fogo e conte 20 minutos.
- 2 Depois deste tempo desligue o fogo, retire a pressão e destampe a panela. Verifique se o charque está cozido. Se sim, retire a carne da panela e reserve o caldo do cozimento.
- 3 Numa frigideira, de preferência antiaderente, coloque 1 colher (sopa) de margarina Primor e doure os cubos de charque cozidos. Reserve.
Modo de Preparo
Feijão
- 1 Coloque numa panela 150 g de feijão fradinho (ou de corda), 1 folha de louro, 3 xícaras (chá) da água de cozimento do charque e cozinhe até o feijão estar ´al dente´. Escorra o feijão e reserve o caldo do cozimento.
- 2 Numa frigideira ou panela coloque 2 colheres (sopa) de margarina Primor, 150g de bacon cortado em cubos médios e refogue em fogo baixo.
- 3 Quando estiverem quase dourados e crocantes junte 150g de linguiça calabresa cortada em pedaços médios e quando estiverem dourados junte ½ cebola grande picadinha, 3 dentes de alho picados, ½ pimentão verde picadinho, 1 pimenta de cheiro sem sementes picadinha, 1 colher (sopa) de talo de coentro picadinho e deixe refogar até tudo estar bem cozido.
- 4 Acrescente o feijão cozido, refogue rapidamente, tempere com sal a gosto, junte ½ xícara (chá) da água de cozimento do feijão, tampe a frigideira (ou panela) e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos até o feijão estar bem temperado e cozido.
Modo de Preparo
Arroz
- 1 Numa panela grande coloque 1 colher (sopa) de margarina Primor e refogue em fogo médio ½ cebola grande picadinha e quando começar a ficar translúcida adicione 3 dentes de alho picados e refogue rapidamente.
- 2 Junte 200 g de arroz e refogue rapidamente. Acrescente 1 xícara (chá) da água de cozimento do charque, 1 xícara (chá) da água de cozimento do feijão, sal a gosto, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por mais ou menos 10 minutos ou até o arroz estar cozido.
- 3 Espere amornar e solte com um garfo.
Modo de Preparo
Baião
- 1 Numa frigideira, de preferência antiaderente, coloque 1 colher (sopa) de margarina Primor e doure 200g de queijo coalho cortado em cubos médios. Reserve.
- 2 Junte ao arroz o feijão cozido, os cubos de charque e de queijo coalho dourados, misture bem, acenda o fogo bem baixo, tampe a panela e deixe aquecer por uns 5 minutos, se necessário junte um pouco da água de cozimento do charque ou do feijão.
- 3 Apague o fogo, acrescente 250g de tomate sem semente cortados em cubos pequenos, folhas de coentro e cheiro verde picados a gosto. Sirva em seguida.
O sabor que conta
Há mais de 60 anos, Primor faz parte da mesa do nordestino, respeitando e valorizando a cultura rica e diversa da qual se orgulha. Desde o simples e tradicional cuscuz com margarina, que traz aquele sabor de infância, até os pratos mais elaborados e festivos, Primor está presente, garantindo que cada receita tenha um toque especial.
Entre tantas qualidades, é a versatilidade de Primor que se destaca em tantas receitas típicas. Seja para passar no pão no café da manhã, refogar temperos no almoço, preparar um bolo delicioso para o lanche da tarde ou até garantir um jantar inesquecível, Primor é um verdadeiro parceiro na cozinha.