Boeuf bourguignon: prato foi criado por camponeses e era conhecido como estofado de carne

Boeuf bourguignon: prato foi criado por camponeses e era conhecido como estofado de carne


Tawany frisa que a região conhecida por ser o local no qual a receita foi criada do boeuf bourguignon é famosa por outros atrativos que envolvem a culinária: “O bourguignon vem da região da Borgonha. É quase no centro da França. Uma região que é muito conhecida pelos seus vinhos e pelo seu gado”.

Boeuf bourguignon: prato foi criado por camponeses e era conhecido como estofado de carne — Foto: Divulgação/Cesar Galeão

🍖 Invenção dos camponeses

A influenciadora diz que a receita era conhecida por outro nome quando foi elaborada. “No passado, essa receita era chamada de estofado de carne, e mudou para bourguignon quase que numa jogada de marketing, mas do século passado”, ela observa.

“Essa é uma receita dos camponeses, aqueles que não tinham dinheiro. Eles pegavam as carnes menos nobres e faziam um grande ensopado com o que eles tinham”, conta Tawany.

A estudante de história enumera os ingredientes clássicos utilizados no preparo do boeuf bourguignon: “Cebola, que era muito barata, cenoura e cogumelo. Faziam uma grande mistura e cozinhavam por um grande tempo, pois quanto mais a carne é dura, mais tempo ela demora. Depois de tudo isso, se alimentavam deste guisado gostoso”, ela conta.

🍴 Do campo para a alta gastronomia

Dos campos da Borgonha para o mundo, a receita ganhou os holofotes no começo do século XX, quando passou pelo crivo de um dos chefs mais importantes de todos os tempos: “Em 1903, Auguste Escoffier, considerado avô da culinária francesa, escreveu várias receitas, dentre elas, essa que eu estou contando para vocês, só que foi mudado o nome para boeuf bourguignon, para aí sim representar a sua região”, conta Tawany.

“Não demorou muito para que esse prato fosse servido nos bistrôs franceses e fosse muito mais caro. De comida de pobre para comida de rico”, observa a influenciadora, que, em seguida, ensina o passo a passo para preparar um clássico boeuf bourguignon. Veja como fazer a seguir:

Veja como fazer boeuf bourguignon — Foto: Divulgação/Cesar Galeão

Ingredientes

Boeuf bourguignon

  • 1 quilo de alcatra
  • 150 gramas de bacon
  • 200 gramas de cogumelo champignon fresco
  • 50 gramas de manteiga
  • 750 mililitros de vinho tinto seco
  • 2 cenouras
  • 1 cebola grande
  • 20 cebolas-pérola
  • 3 dentes de alho
  • 1 tablete de caldo de carne
  • 1 talo de salsão
  • 2 folhas de louro
  • Alecrim a gosto
  • Tomilho a gosto
  • Azeite de oliva a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Boeuf bourguignon

  1. 1 Corte o alcatra em cubos de tamanho médio. Em uma tigela grande, coloque os cubos de alcatra, as folhas de louro, os ramos de tomilho e alecrim, e regue com o vinho tinto.
  2. 2 Leve à geladeira e deixe a carne marinando no molho por, no mínimo, doze horas.
  3. 3 Descasque a cebola grande e corte-a em pedaços pequenos. Descasque o alho e corte-o em pedaços pequenos. Descasque a cenoura e corte-a em formato de meia-lua. Lave o salsão, retire os talos e corte-os em fatias grossas. Descasque as cebolas. Pique o bacon em pedaços pequenos. Lave os cogumelos e corte-os ao meio. Reserve.
  4. 4 Retire os cubos de alcatra da marinada e passe por uma peneira grande, para retirar o excesso de líquido. Tempere a carne com o sal e a pimenta-do-reino. Reserve o restante do caldo da marinada.
  5. 5 Em uma panela pequena, aqueça a manteiga e doure as cebolas. Cubra com água e deixe cozinhar por cerca de quinze minutos, até que estejam macias. Reserve.
  6. 6 Em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva, refogue a cebola e o alho picados, acrescente os cubos de carne e deixe dourar. Retire os cubos de carne e reserve.
  7. 7 Na mesma panela que foram dourados os cubos de carne, frite os pedaços de bacon e reserve.
  8. 8 Coloque, aos poucos, o líquido da marinada até que os queimadinhos do fundo da panela comecem a soltar. Dissolva o tablete de caldo de carne nesse líquido.
  9. 9 Acrescente na panela a cenoura e o salsão picados, e retorne os cubos de carne dourados.
  10. 10 Acrescente o líquido da marinada até cobrir a carne. Deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semitampada, por um hora e quinze minutos.
  11. 11 Passado esse tempo de cozimento, abra a panela e acrescente as cebolas e os champignons. Deixe cozinhar por mais cinco minutos.
  12. 12 Retire a panela do fogo e prove o caldo, se necessário acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino.
  13. 13 Acrescente os cubos de bacon e sirva o boeuf bourguignon em seguida. Bon appétit!

Veja também:



Link Original

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário