O primeiro cuidado é que você nunca deve acender o fogo da churrasqueira por cima. O ideal é colocar o que for usado para acender por baixo do carvão para evitar que o fogo suba e cause um incêndio.
“Quando você coloca álcool ou querosene, evapora. Quando você põe fogo, o resultado é uma bola de fogo. Na churrasqueira fechada, que é a mais comum, o sopro é para frente, então acaba pegando a pessoa. A principal dica de segurança para acender o fogo é que o que você põe para acender, sempre fica por baixo do carvão, nunca jogar por cima“, explica.
Evite o uso de álcool líquido
O álcool líquido pode causar acidentes na hora de acender a churrasqueira. Então, dê preferência para álcool em gel ou pastilha de álcool sólido. Para ter mais segurança, faça camadas com o que for usado para gerar fogo e carvão:
“Primeiro, você coloca o que vai acender. Pode ser uma pastilha de álcool sólido, álcool em gel, mas não usa álcool líquido. Os carvões médios vão por baixo porque pegam [fogo] mais fácil. Os grandes, que vão sustentar, ficam por cima. Você vai pegar o fósforo e acender. A paciência é indispensável. Tem que esperar formar o braseiro”.
Abane a chama com cuidado
É comum assoprar ou abanar a chama para o carvão queimar mais rápido. No entanto, o especialista explica que deve ser feito com cuidado para que as brasas não se espalhem e acabem queimando itens ao redor da churrasqueira.
“Abanar churrasco não é efeito especial, é só para fazer o ar circular. Na hora de abanar, se fizer o furacão, vai voar brasa e pode colocar em risco. É uma leve abanada só para ar circular no carvão”, recomenda.
Não coloque decoração perto da churrasqueira
Seja em ambiente fechado ou aberto, é recomendado que não tenha itens de decoração ou inflamáveis perto da churrasqueira. Isso porque o fogo pode subir e causar um incêndio. “Presta atenção na altura. Pelo menos 2 metros para você ter certeza que não vai dar problema”, afirma.
Prefira roupa de algodão perto do fogo
Se você for usar avental, prefira os de algodão. Os que são feitos de fibras sintéticas e de plástico são mais perigosos para lidar com fogo. “Qualquer avental para chegar perto do fogo tem que ser de algodão. Ele é mais protetor. Jamais fibra sintética e plástico. Uma pequena brasa pode derreter e grudar na sua pele.”
Leia também: