Joelho: como o salgado enrolado é conhecido pelo Brasil? Influenciador explica

Joelho: como o salgado enrolado é conhecido pelo Brasil? Influenciador explica

E não é só em Niterói que o joelho tem outro nome. Rafael, que conhece joelhistas de diversas partes do Brasil, diz que o salgado é batizado de maneiras diferentes por várias regiões: “São muitos os nomes, galera sempre comenta e aqui vão eles: italiano, nata, enroladinho, diplomata, bauru, jacaré e pizza enrolada. Esses são os que eu lembro de ter lido as pessoas comentando”, ele destaca.

Mas e qual é o motivo pelo qual o joelho é chamado assim no Rio? Rafael explica, ao RJ1: “Em determinado momento, alguém foi pedir um salgado em uma lanchonete, e esse salgado estava logo abaixo da coxinha. Aí, em um trocadilho, uma malandragem carioca, o cara pediu ‘me vê esse joelho aí, se está debaixo da coxinha, é joelho’. Aí a coisa pegou e foi se proliferando, mais carioca é impossível”, ele contextualiza.

Joelho: como o salgado enrolado é conhecido pelo Brasil? Influenciador explica — Foto: Reprodução/Instagram @rafadapt

E, para o Rafael, existem alguns requisitos que um joelho precisa ter para entrar no selo de excelência no mapa criado por ele e divlugado no perfil @rafadapt: “Eu gosto do tradicional, então se ele for de queijo e presunto, ter aquele queijo derretido nas bordas, bem bonito. Uma casquinha levemente crocante e brilhosa por cima e um recheio de qualidade, certamente vai me fazer feliz”, opina o criador de conteúdo.

A respeito dos melhores joelhos que já experimentou, apesar de ainda estar em fase de provar as iguarias, ele já pode considerar 5 salgados no ranking até este momento: Padaria Guanabara, em Brás de Pina, bom atentar que é em área de risco; Fada Madrinha, em São Cristóvão; Ravelle, na Tijuca; Riviera Lanches, em Niterói e Girão, no Grajaú. “Mas ainda faltam muitos para eu conhecer”, observa o carioca.

Em relação à varidade de sabores que vem se popularizando na cidade maravilhosa, onde são vendidos joelhos de carne-seca, costela bovina desfiada e até mesmo versões doces, Rafael se mantém fiel ao original: “Sou muito do tradicional, queijo e presunto. Porém, recentemente, fui impactado pelo queijo, presunto e cebola lá em Niterói e gostei muito. Eu nem me considero um cara purista, mas, nesse caso, eu sou, pra mim joelho é queijo e presunto. Quem sabe um dia eu consiga abdicar do meu xodó e me rendo a novos sabores”, ele finaliza.

Influenciador Rafael Teixeira faz mapa dos melhores joelhos do Rio e Niterói — Foto: Rafael Teixeira

Veja também:

Link Original

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário