Para acabar com essa dúvida de uma vez por todas, a nutricionista Cynthia Antonnacio diz que, sim, pode comer macarrão na dieta.
“O macarrão pode, sim, fazer parte de uma dieta equilibrada no dia a dia. Depende muito daquilo que você combina: carne moída, bife grelhado, frango desfiado, kani, atum, vegetais”, explica a especialista em alimentação no programa Bem Estar.
Massa longa ou massa curta? A nutricionista destaca que a massa curta, como penne ou parafuso, ocupa um volume maior no prato. Com isso, há uma sensação de mais saciedade ao terminarmos o prato.
Macarrão à bolonhesa combina proteína da carne com os vegetais do tomate. É uma opção boa para consumir macarrão sem sair da dieta — Foto: Reprodução/Unsplash
Macarrão à bolonhesa combina proteína da carne com os vegetais do tomate. É uma opção boa para consumir macarrão sem sair da dieta — Foto: Reprodução/Unsplash
O grande segredo para manter o equilíbrio ao comer macarrão na dieta é se atentar ao preparo do molho e aos ingredientes que você vai acrescentar ao prato.
Uma dica da nutricionista é apostar no macarrão à bolonhesa, por exemplo: “É uma combinação interessante porque tem fonte de proteína (a carne) e o molho de tomate, que tem bastante vegetal. Como você tem um prato completo, nada melhor que acrescentar uma salada. O ideal é que se comece a comer pela salada porque você vai mastigando mais e comendo com mais calma.”
Como já falamos, o macarrão é fonte carboidrato. Quando é consumido puro, ocorre a absorção muito rápida pelo nosso organismo. Por isso, a importância de acrescentar proteínas e fibras na hora de comer: isso diminui a velocidade com a qual o organismo absorve esse carboidrato.
“A gente chama isso de índice glicêmico. Você reduz o índice glicêmico (a capacidade que o alimento tem de elevar a glicose no sangue) de algo que era alto, que era só carboidrato”, finaliza Cynthia Antonnacio.
Leia também: