É importante ressaltar que, para fazer um polvo cozido no ponto perfeito, uma das dicas é limpá-lo e cozinhá-lo sem água na panela de pressão por cerca de 10 a 15 minutos, após pegar pressão, dependendo do tamanho do polvo. Para agregar sabor, você pode colocar sal, azeite, cebola e alho durante o cozimento. Nada mais! Além de deixar o polvo perfeito, este processo resultará na produção de um caldo, que será utilizado na mesma, ou em outras receitas.
🐙 Dito isso, vamos à lista de receitas com polvo?
1. Arroz de polvo do Felipe Bronze
Simplesmente um prato de restaurante. No preparo, além do polvo cozido na pressão, como já citamos anteriormente, o chef produz uma receita refrescante e cheia de personalidade, com brócolis cozido, tomates frescos e azeitona para incrementar o sabor. O arroz agulhinha é cozido com o caldo do polvo, o que gera um sabor maravilhoso ao quitute.
2. Polvo à feira
Nesta receita, Paola Carosella ensina a técnica feita na panela comum para cozinhar o polvo: primeiro, você mergulha o molusco por três vezes na água fervente, como se fosse um “susto”, para, em seguida, cozinhá-lo em fogo baixo na água por 1 hora e 30 minutos. O prato é típico da região da Galícia, na Espanha, onde é servido como uma entradinha clássica para refeições.
3. Polvo na chapa com legumes e ovos cozidos
Para esta receita, Rodrigo Hilbert utiliza um polvo pequeno, de cerca de 1 quilo. Ele cozinha o polvo na água em fogo médio, numa panela comum, por 40 minutinhos. Na mesma panela, após retirar o polvo, ele cozinha os legumes por 3 minutinhos. A grande finalização, feita na chapa, é o grande pulo do gato da receita.
4. Sanduíche de polvo
Nesta receita, você aprende como grelhar o polvo em um braseiro, em fogo alto, por volta de 10 a 15 minutinhos, até o molusco ficar bem colorido. Em seguida, vai rechear um pão de sua preferência com o polvo para finalizar com um molho à base de azeite, limão e salsinha. Delícia para quem não dispensa um lanche diferente!
5. Vinagrete de polvo
Para fazer um vinagrete de polvo, é necessário fazer a técnica de cozinhar o polvo na pressão sem água, apenas com folhas de louro. Em seguida, o molusco recebe o incremento de ingredientes como cebola-roxa, pimentão vermelho, tomate-cereja, limão, laranja e azeite. Para melhorar, você pode fazer torradinhas de alho que acompanham a entrada muito bem.
6. Espetinho de polvo
Claude Troisgros, Batista, Rodrigo Hilbert e Kátia Barbosa ensinam a preparar espetinhos de frutos do mar, no ‘Que Marravilha!’. Entre eles, o espetinho de polvo utiliza a técnica do cozimento do polvo na panela de pressão, sem água, apenas com os temperos. “O de polvo é com alho, salsa e azeite”, conta Claude Troisgros, ao servir o prato.
7. Salada de polvo apimentada
Nesta salada diferente, Rodrigo Hilbert cozinha o polvo na pressão, porém, ele utiliza um pouco de água no cozimento. O diferencial é que, na finalização, o molusco é grelhado com um molho agridoce feito à base de pimenta, antes de compor a salada, gerando um sabor absolutamente diferente ao prato leve e perfeito para servir no almoço ou jantar.
8. Arroz de polvo do Juliano Cazarré
Com o polvo cozido na pressão, Juliano Cazarré faz a sua versão do arroz de polvo, utilizando arroz parboilizado no preparo. Para deixar o prato com muito sabor, o ator utiliza vinho branco, pimenta-biquinho, pimentão e aipo, também conhecido como salsão, entre os ingredientes que se destacam na receita.
9. Arroz de polvo da Ana Maria Braga
Nossa rainha das manhãs e do Receitas também ensina a preparar um arroz de polvo sensacional no Mais Você. Nesta receita, ela utiliza os tentáculos de polvo previamente cozidos, da maneira que você preferir, e fatiados. O arroz branco dá o tom à receita, que leva vinho tinto entre os ingredientes marcantes do tempero, sendo uma excelente sugestão para um jantar com amigos, ou até em um encontro romântico.
10. Arroz de polvo da Dona Carmem Virginia
Nada como um toque do Nordeste aos pratos preparados com frutos do mar, né? E é exatamente essa pegada da Dona Carmem Virgínia, que traz uma receita com elementos de destaque na região: leite de coco, pimenta-de-cheiro e coentro estão presentes neste prato incrível de dar água na boca. Além da receita principal, aqui você também aprende a preparar um caldo de legumes que vai fazer toda a diferença.