“Eu vou te contar uma fofoca, que os espanhóis dizem que os franceses, na verdade, copiaram o crème brûlée deles”, anuncia Tawany Rocha, influenciadora e estudante de História, no especial Cozinhando Histórias da Culinária Francesa, que traz duas versões divertidas sobre os fatos a respeito da renomada sobremesa.
🔵🔴 Versão francesa
Para entendermos o surgimento da receita no país das Olimpíadas, Tawany viaja no tempo: “Desde o final do século XIX já há registros contundentes do crème brûlée lá na França, só que era feito de uma forma totalmente diferente”, ela explica.
A influenciadora também pontua a influência de outro país nessa renomada sobremesa: a Inglaterra. “Na verdade, era muito parecido com um creme inglês, e, para fazer aquela casquinha crocante, usavam um pedaço de metal esquentado no fogo”, relata a estudante de História.
😯 Crema catalana ou crème brûlée?
Tawany Rocha traz a versão espanhola a respeito da criação do doce, comparando as imagens semelhantes entre as duas receitas: “Existe uma receita lá na Espanha chamada crema catalana. É igual? Sim! É muito parecido, até entendo os espanhóis em dizerem isso. Essa receita existe desde o século XVII”, ela explica.
De acordo com a influenciadora, tudo começou com uma visita surpresa: “Diz a lenda que um bispo chegou em um convento de surpresa para as freiras. Elas fizeram um pudim para ele, só que estava demorando para ficar pronto e ele começou a ficar bravo. Para não deixar o cara bravo, elas tiraram o pudim do forno, colocaram um pouco de açúcar, pegaram um metal quente e colocaram em cima para formar aquela crosta”.
E, para dar um toque de humor aos fatos, Tawany relata o fim da história: “Ele pegou aquele pudim, colocou na boca, só que estava muito quente. Ele começou a dizer: ‘crema, crema!’, que é ‘queima’ em catalão. E, por isso, o nome dessa receita, é crema catalana”, ela se diverte.
😋 Aprenda a receita de crème brûlée:
Para encerrar a saga do crème brûlée com chave de ouro, a influenciadora vai até a cozinha e prepara uma versão atual do prato, finalizada com o maçarico. “Se é uma cópia ou não, não sabemos. Mas se crème brûlée é bom, a gente vai saber agora”, ela diz, enquanto faz a sobremesa francesa. Confira o passo a passo a seguir:
Ingredientes
Crème brûlée
- 5 gemas
- Três quartos de xícara de chá de açúcar
- 350 mililitros de creme de leite fresco
- 100 mililitros de leite integral
- 1 e meia colher de chá de essência de baunilha
- Açúcar granulado a gosto para caramelizar
Modo de Preparo
Crème brûlée
- 1 Bata as gemas com o açúcar na batedeira, em velocidade alta, até obter um creme bem claro.
- 2 Sem bater, incorpore o creme de leite, o leite e a baunilha, misturando bem, e deixe em repouso por 10 minutos.
- 3 Retire a espuma que se formou na superfície e distribua em 6 forminhas refratárias.
- 4 Leve ao forno a 160 graus Célsius preaquecido, em banho-maria, por cerca de 40 minutos, ou até firmar.
- 5 Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 6 horas.
- 6 Antes de servir, polvilhe açúcar granulado na superfície e caramelize com um maçarico culinário.