O cardápio, inclusive, faz parte do restaurante Altar Cozinha Ancestral – com unidades em São Paulo e no Recife. Dona Carmem Virginia é chef e proprietária do local e contou com sua equipe para organizar todo o jantar.
Veja o menu servido abaixo!
Quem é a chef Carmem Virginia?
Carmem Virginia encanta com sua comida cheia de sabor e ancestralidade, tem uma trajetória de sucesso na gastronomia, já apresentou o programa Uma Senhora Panela e foi jurada no reality show Cozinheiros em Ação, ambos exibidos no GNT.
Mas dá para acreditar que ser chef não estava nos planos dela? Em entrevistas, a pernambucana costuma dizer que foi escolhida aos sete anos de idade para exercer a função:
“Eu nunca quis ser chef, nem cozinheira. Fui escolhida pelos orixás com sete anos de idade. Já estava dentro de mim, do meu sangue. Eu fazia parte de um terreiro e lá cultuavam os orixás. O próprio orixá da casa me pegou nos braços e falou que queria que eu cozinhasse. Fui preparada desde então pra ser Yabassé (é o nome da pessoa responsável por preparar as comidas no Candomblé).”
“Eu tenho também a minha avó que era merendeira de escola pública, todas as minhas tias são boas cozinheiras. Minha vida sempre foi dentro da cozinha. Na verdade, eu queria ser jornalista, sou formada em rádio e TV, mas as funções nas cozinhas dentro do terreiro foram tomando muito do meu tempo. A minha comida ficou de um jeito que os pais e mães de santo me chamavam pra cozinhar.”
Dona de restaurante premiado
Um grande marco na carreira de Carmem Virginia foi o fato de o restaurante Altar Cozinha Ancestral, fundado em 2014, ter sido declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife em junho de 2024.
Além do mais, no ano de 2020, o restaurante entrou para a prestigiada lista Latin America’s 50 Best Restaurants, em uma categoria especial, reservada para os restaurantes que exemplificam de maneira excepcional o espírito da América Latina, destacando-se pelo compromisso em celebrar e preservar as ricas tradições culturais e gastronômicas da região.