Canja de Galinha é uma receita preparada com frango/galinha, cenoura, salsão/aipo, cebola, tomate, batata, arroz, azeite de oliva ou óleo vegetal, sal, alho, salsinha/salsa, louro, tomilho (opcional) e pimenta-preta/pimenta-do-reino. Há variações que substituem o arroz por macarrão/massa (aletria, pevide, etc) e incluem hortelã, ovos pochés/escalfados ou cozidos, etc.
A receita, de origem portuguesa, provavelmente nasceu de uma adaptação da receita chinesa congee/jook. O congee, que é consumido no café da manhã/pequeno almoço, também é tradicionalmente um alimento para pessoas em recuperação de doenças.
Em Portugal, a canja de galinha também é tradicionalmente consumida no Natal.
Ingredientes para Canja de Galinha
A receita é extremamente simples, por isso a qualidade dos ingredientes é fundamental para assegurar a qualidade da preparação.
Frango | Galinha
Esta receita é preparada com o peito do frango, mas é possível substituí-lo pela sobrecoxa (coxa em Portugal). Há algumas receitas que utilizam o frango inteiro, mas o caldo da canja não ficará tão claro.
ARROZ AGULHINHA | ARROZ AGULHA
A canja é preparada com a variedade de arroz agulhinha/agulha branco, um tipo de arroz de grão longo, que é excelente para receitas nas quais o arroz deve ser soltinho.
É possível preparar esta receita com arroz agulhinha/agulha integral, mas o tempo de cozimento será mais longo e deve ser ajustado conforme a recomendação do fabricante do arroz.
Receita para Canja
A nossa receita de Canja de Galinha é muito saborosa, pois o frango é grelhado na mesma panela na qual a sopa será preparada. Os resíduos do peito de frango temperado, que ficam no fundo da panela, a água filtrada e os legumes refogados transformam-se em um caldo extremamente aromático.
É uma receita conforto, excelente para os dias mais frios e para pessoas em recuperação de doenças.
Canja de Galinha
Equipamento
- Balança de cozinha
- Espátula de silicone ou similar
- Faca de chef ou similar
- Panela grande
- Plástico filme/película aderente
- Tábua de corte
- Termômetro (opcional, mas recomendado)
- Tigela média
Ingredientes
- 200 gramas de peito de frango (cerca de 1 unidade médio)
- 1,5 litros de água filtrada em temperatura ambiente (cerca de 6 xícaras)
- 200 gramas de batata (2 batatas médias)
- 150 gramas de cenoura (2 cenouras médias)
- 100 gramas de salsão/aipo (2 talos médios)
- 100 gramas de cebola (1 cebola média)
- 100 gramas de tomate (1 tomate médio)
- 50 gramas de arroz agulhinha/agulha (1/4 xícara)
- 28 gramas de azeite de oliva ou óleo vegetal neutro (canola, girassol, milho, etc) (32 ml | 2 colheres de sopa)
- 15 gramas de sal (2 1/2 colheres de chá)
- 10 gramas de alho (2 dentes)
- 10 gramas de salsinha/salsa (opcional) (1/4 xícara)
- 2 gramas de louro (cerca de 2 folhas)
- 2 gramas de tomilho (opcional) (cerca de 1 ramo pequeno)
- 1 grama de pimenta-preta/pimenta-do-reino (opcional) (1/2 colher de chá)
Instruções de Preparo
- Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
Pique a cebola. Fatie o alho. Lave, seque e pique a salsinha/salsa. Lave, seque e corte o salsão em fatias de 1 cm. Descasque e corte a cenoura em meias luas de 1 cm. Corte o tomate em cubinhos de 1 cm. Descasque e corte as batatas em cubinhos de 1 cm.
Os cortes de vegetais em diferentes formatos deixarão o prato mais bonito.
- Tempere o peito de frango: tempere o peito de frango com 1/2 colher de chá (3 gramas) de sal e com parte da pimenta-preta/pimenta-do-reino. Cubra com Plástico filme/película aderente e deixe repousar por 30 minutos.
- Grelhe o peito de frango: aqueça 1 colher de sopa de azeite ou óleo vegetal neutro (14 g) em uma panela média. Em seguida, grelhe o peito de frango em fogo baixo, cerca de 6 a 7 minutos por lado. Caso tenha um termômetro, o interior do peito de frango deve atingir cerca de 75ºC. Retire-o da panela e reserve.
Não lave a panela após grelhar o peito de frango, pois queremos transferir o sabor do grelhado do fundo da panela para a canja.
- Refogue cebola e cenoura: após retirar o peito de frango da panela, aqueça mais 1 colher de sopa (14 g) de azeite ou óleo vegetal neutro em fogo baixo. Em seguida, adicione a cebola e a cenoura. Raspe o fundo da panela para soltar os pedacinhos grelhados de frango. Refogue até que a cebola esteja macia (1 a 2 minutos)
- Refogue demais vegetais: adicione os demais vegetais: o alho, o salsão, o tomate e batata; refogue até que os vegetais estejam levemente macios e o tomate esteja se desfazendo (4 a 5 minutos).
- Adicione água e temperos: quando os vegetais estiverem levemente macios, adicione a água filtrada, o resto do sal e da pimenta-do-reino, o louro e o tomilho (opcional). Cozinhe por 20 minutos em fogo baixo.
- Desfie o frango: enquanto os vegetais cozinham, desfie o peito de frango com o auxílio de dois garfos. Reserve.
- Adicione arroz e frango: após os 20 minutos de cozimento, adicione o arroz e o peito de frango desfiado. Cozinhe por 15 minutos.
O tempo de cozimento deve ser ajustado de acordo com as instruções da embalagem do arroz utilizado.
- Sirva: retire do fogo, polvilhe com salsinha/salsa ou folhas de hortelã (opcional) e sirva quente.
Preparou esta receita? Gostaríamos de vê-la! Publique a sua foto no Instagram e marque @cozinha_tecnica