Massa básica para pizza, calzone e pão sírio

Massa básica para pizza, calzone e pão sírio

Massa básica para pizza, calzone e pão sírio

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo

 

1/2 colher (sopa) de sal

 

50 gr de fermento biológico fresco

 

1 colher (sopa) de açúcar

 

3/4 xícara (chá) de óleo de soja

 

1/2 litro de água

 

 

Como Fazer

  • 1. Misture bem a farinha de trigo com o sal. Faça uma cova no centro e coloque o fermento biológico, o açúcar e aos poucos o óleo e a água. Sove bem a massa até obter uma massa homogênea e que desprenda da mãos. Se necessário adicione mais água. Forme uma bola, cubra com um pano úmido e deixe descansar até dobrar de volume.

  • 2. Pizza

  • 3. Modo de abrir a massa: Divida a massa em porções de 200g e forme bolas firmes para deixar crescer novamente. Sobre uma mesa polvilhada generosamente com a farinha de trigo, abra com um rolo no formato de disco e passe um pincel para retirar o excesso. Arrume sobre a pá ou fôrma de pizza, espalhe o molho de tomate e pré-asse por cerca de 15 minutos em forno médio (180ºC), preaquecido. Espalhe o recheio de sua preferência e volte ao forno para terminar de assar ou guarde pré-assada.

  • 4. Calzone

  • 5. Divida a massa em porções de 300g e deixe crescer. Abra em formato de disco, coloque o recheio de sua preferência, feche como um pastel e forme um cordão de massa na beirada, torcendo para fechar. Asse, pincele com molho e queijo ralado por cima, volte ao forno para dourar o queijo. Sugestão de recheio: mussarela ralada, rodelas de tomate e orégano,

  • 6. Pão Sírio

  • 7. Divida a massa básica em porções de 60g, faça bolas e deixe crescer. Forme discos com um rolo de macarrão e asse em forno quente (250ºC), preaquecido, por 15 minutos ou até dourar ligeiramente. Utilize para beirutes, acompanhamentos ou no seu dia-a-dia. Dica: depois de assado, congele até por um ano.

Link Original

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário