Como escolher a massa certa para seu molho

Como escolher a massa certa para seu molho


São incontáveis as possibilidades de combinação entre molhos e massas, mas algumas delas parecem terem sido feitas uma para as outras. Uma massa mais grossa pode carregar melhor um molho mais fino, enquanto massas mais rugosas podem absorver melhor molhos com mais textura.

Fizemos esse artigo para que você possa combinar da melhor forma a sua massa com seu molho, para que eles tirem o melhor proveito um do outro, levando o sabor e criando uma experiência inesquecível!

Tipos de massas: entenda a diferença de cada tipo

Para acertar na combinação do prato, o primeiro passo é saber identificar qual tipo de massa você está utilizando. Podemos classificá-las como massas longas e massas curtas.

As massas longas são aquelas com mais de 10 cm de comprimento, a exemplo de algumas opções da Romanha como o Talharim (Caseiro Ninho, Caseiro Tipo 2, Caseiro Espinafre, Caseiro Tijolo, Fresco) e também o Macarrão para Yakissoba.

As massas curtas são aquelas menores que 10 cm de comprimento, a exemplo do Capeletti (Frango e Carne), Ravioli (Carne), Agnolini (Frango) e o próprio Nhoque de Batata.

Além do comprimento, outras características também podem influenciar no tipo da massa. Por exemplo, se ela tem a textura lisa ou ainda a textura listrada.

Tipos de molho: confira a diferença entre os encorpados, densos e leves

Assim como os variados tipos de massa, existem também os diferentes tipos de molhos. Para uma receita perfeita, é fundamental entender a diferença de texturas e ingredientes que cada mistura exige.

Os molhos encorpados são mais cremosos e geralmente apresentam ingredientes mais ‘pesados’ como o ragu, cogumelo, nozes, trufas e até mesmo queijos.

Os molhos densos têm mais textura e são pouco homogêneos, com ingredientes mais comuns em nosso dia a dia, como as carnes e os vegetais.

Também existem os molhos leves, que são preparados à base de ingredientes como ovo, manteiga, creme de leite e o queijo.

Massas e Molhos: descubra a combinação perfeita para sua receita

Agora que você já conhece os diferentes tipos de massas e molhos, chegou a hora de entender como combiná-los da melhor forma. Aqui, o segredo do sucesso é justamente levar em conta o comprimento da massa, os ingredientes e as texturas.

Para as massas longas como o Talharim e o Macarrão de Yakissoba, a sugestão são os molhos encorpados como o ragu e também como densos, que levam carne e vegetais no preparo. Veja os exemplos a seguir:

  • Molho Marinara
  • Molho Bolonhesa
  • Molho de Cogumelos
  • Molho Pesto

Já para as massas curtas como o Capeletti, o Ravioli, o Agnolini e o Nhoque de Batata, o recomendado são os molhos leves, à base de manteiga, ovo, creme de leite e queijo. Veja os exemplos a seguir:

  • Molho Alfredo
  • Molho Bechamel
  • Molho Carbonara
  • Molho de Queijo

Essas são algumas sugestões de como aprimorar ainda mais as suas receitas. Com as Massas Romanha, aposte no molho para caprichar e aproveite o melhor que as massas tm a oferecer.



Link Original

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário