Em um vídeo com quase 40 milhões de visualizações em uma rede social, uma americana diz que comprou melancia para os filhos, mas que eles não a comerão, pois a fruta tem textura emborrachada, com pouca água. “A textura é tão estranha, você tem que dobrá-la bem até que ela se parta”, diz a compradora da melancia “de borracha”. A publicação foi repostada por diversos perfis em diferentes redes sociais. Confira:
Outros vídeos mostram bananas, mirtilos e avocados com a mesma textura estranha, nada parecida com as frutas às quais estamos acostumados a consumir. Hipóteses começaram a surgir: alguns diziam que eram frutas de plásticos, outros diziam que tinham sido criadas em laboratório. No Brasil, a bióloga Camila, do perfil Camilibrio no Instagram, falou sobre o assunto em vídeo:
“A questão é que muitos países não conseguem produzir diversas frutas e acabam tendo que importá-las. E pra aguentar esse processo, muitas vezes elas precisam ser desidratadas, congeladas, transportadas verdes, embaladas e por aí vai”, diz Camila em seu post.
O Receitas conversou com a engenheira de alimentos Mariana Amorim, formada pela Universidade Federal do Ceará, para buscar mais hipóteses sobre as “frutas falsas” dos Estados Unidos: “Definitivamente, elas não são de plástico; o que acontece é que elas podem ser geneticamente modificadas”, disse Mariana. Veja o que ela também disse:
Os Estados Unidos são os pioneiros em organismos geneticamente modificados, principalmente de frutas, cruzamentos etc. Então, é muito provável que eles estejam trabalhando com uma linhagem que consuma menos água, ou pode ser uma anomalia de uma planta, e aí, passou despercebido por qualidade.
Mariana levanta a hipótese de que as frutas sejam geneticamente modificadas para serem produzidas com menos água. A polêmica parece ter ficado somente nas redes sociais, pois, até o momento, nenhum órgão oficial dos Estados Unidos se pronunciou sobre o assunto. E você? Já ouviu outra explicação para essas frutas “estranhas”?
Veja também: