Leandro Guilheiro conta que é bom de churrasco e inspira dicas sobre as melhores carnes

Leandro Guilheiro conta que é bom de churrasco e inspira dicas sobre as melhores carnes


“Especialidade é uma palavra muito forte, se a gente pensar. Eu gosto de fazer carnes, é uma coisa que eu gosto de fazer bastante. Inclusive, churrasco. Eu gosto de assar carne!”, confessa ele, que compõe o time de comentaristas da Globo nas Olimpíadas de Paris.

Pegando como gancho este viés churrasqueiro do ex-judoca, a chef Fernanda Quatrocchi ensina como preparar os melhores tipos de carne. Além de escolher e salgar, ela mostra como assar os principais cortes para um bom churrasco. Veja as dicas a seguir:

Da picanha à costela: chef ensina como preparar e assar os melhores cortes do churrasco — Foto: Receitas

🥩 Como tirar o melhor sabor de cada carne?

  1. Picanha: a queridinha do churrasco pode ser assada inteira, ou em fatias. Ela tem um sabor bem acentuado, por conta da capa de gordura que ela tem por cima. Essa gordura nunca pode ser retirada antes do preparo. Tempere só com sal grosso, ou sal de parrilha, que tem os grãos menores. Na hora de assar, na grelha, é importante manter o fogo longe da carne, mas bem intenso. A picanha deve ser servida malpassada para manter a suculência e a maciez.
  2. Alcatra: lá no mercado, ou no açougue, você pode escolher a parte do miolo da alcatra , que é bem mais macio. A alcatra é tão saborosa quanto a picanha, mas contém menos gordura. No tempero, você pode arriscar um pouco mais, temperando com alho, sal grosso e marinar no vinho tinto. É improtante fazer a alcatra no começo no churrasco, com a brasa mais baixa, para manter a suculência e a maciez.
  3. Contrafilé: para quem gosta de carne malpassada, é um corte perfeito. Você pode usar a peça inteira, ou em fatias de dois a três centímetros. Antes de levar ao fogo, é importante retirar o nervo da carne, que faz a carne encolher depois de assada. No tempero, é só usar sal: o sal de parrilha derrete no tempo certo. Coloque na grelha com o fogo bem alto, para a carne ficar suculenta, e não dura.
  4. Fraldinha: é indicada para quem está de dieta e não abre a mão de um bom churrasco. Ela contém pouca gordura, sem contar a parte mais alta. Esta carne também é muito indicada para crianças. Fica perfeita para fazer espetinhos, porque ela é uma carne bem macia.
  5. Costela: é uma carne que contém fibras longas e mais firmes. Por isso, ela precisa de um tempo maior de cozimento. Para ela ficar gostosa, tem um segredinho muito legal. Com a carne temperada já ao seu gosto, você vai colocar na grelha e deixar tostando por 15 minutos de cada lado, até ficar bem dourada, para selar. Só depois você vai embrulhar no papel-alumínio, fechando muito bem para não fugir nenhum vapor. Embrulhou, é só colocar na parte de cima da grelha, lá no cantinho, que ela vai ficar ali assando por 3 horas. Demora, mas ela fica suculenta e desmanchando.

Leandro Guilheiros conta que é bom de churrasco e inspira dicas sobre as melhores carnes — Foto: Receitas

Veja também:



Link Original

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário